Wikibooks:A Taberna

En Galilibros, o Wikibooks en galego.
A Taberna: Galipedia - Galizionario - Commons - Wikisource - Galilibros - Wikiquote
Arquivos
1, 2, 3


Primeiro ano de Maryana Iskander à frente da Fundação Wikimedia[editar]

Maryana Iskander


Olá Wikimedistas,

A CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, acaba de publicar uma carta com um balanço sobre seu primeiro ano à frente da organização, incluindo seu olhar para o futuro.

Leia a carta na íntegra aqui. Comentários são bem-vindos na língua de sua preferência aqui ou por e-mail em miskander(_AT_)wikimedia.org.

-- Abraços e obrigada, TCappelletto (WMF) (conversa) 4 de febreiro de 2023 ás 22:49 (UTC)Responder[responder]

Mudanças organizacionais dentro da Fundação Wikimedia e minha atuação no futuro[editar]

Olá, Wikimedistas,

Há algumas mudanças acontecendo nos últimos meses dentro da Fundação Wikimedia, e eu gostaria de comentá-las com vocês.

Em janeiro deste ano, a CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, publicou uma carta aberta sobre seu primeiro ano de trabalho e sobre o futuro da organização. Nela, a executiva informava que o crescimento da Fundação tinha se estabilizado e que a tendência era rever e diminuir despesas para manter um orçamento reduzido e um crescimento mais lento no próximo ano.

Nesse sentido, a Fundação vem reduzindo despesas priorizando gastos gerais e postos de trabalho não ocupados, mas também, no último mês, anunciou a redução de sua equipe em cerca de 5%. Mais detalhes sobre essas mudanças serão disponibilizados em breve na versão preliminar do Plano Anual de Trabalho da Fundação. Como é habitual, será possível participar das discussões ao redor do Plano de maneira síncrona, em reuniões com as comunidades, e também na página de discussão correspondente no Meta.

Além da redução de recursos humanos na Fundação Wikimedia, também está havendo reorganizações internas, como é o caso do time da Estratégia do Movimento e Governança, do qual faço parte desde outubro de 2021. O grupo de facilitação da Estratégia do Movimento passa a atuar sob o guarda-chuva de Comunicação, mais especificamente, Movement Communications, e outras pessoas do time passam a colaborar a partir de diferentes equipes dentro da organização. Vale reforçar que a Estratégia 2030 continuará norteando os passos da organização de maneira transversal e inter-equipes. No meu caso em particular, a partir de 1º de maio de 2023 passarei a integrar a equipe de Programas Comunitários da Fundação Wikimedia, e estarei focada em campanhas globais de gênero.

Portanto, esta longa mensagem é também para agradecer pelo tempo em que pude trocar figurinhas com vocês especificamente sobre o desenvolvimento da Estratégia do Movimento e seus projetos, e para compartilhar minha novidade profissional, que vai me permitir desenvolver um trabalho muito alinhado com minha trajetória voluntária dentro do movimento Wikimedia. De qualquer modo, meus contatos não mudam e eu continuo disponível também para fazer pontes dentro da Fundação sobre outros assuntos que sejam importantes para a comunidade.

Um abraço e como sempre obrigada pela escuta! -- TCappelletto (WMF) (conversa) 17 de abril de 2023 ás 16:22 (UTC)Responder[responder]